domingo, 25 de maio de 2008

ARGENTINA



Bandeira da Argentina
Brasão da Argentina
Bandeira Brasão

É uma terra que preserva a riqueza da sua cultura indígena: mapuches, tehuelches, onas, guaranies, matacos, tobas, com uma marcada presença em algumas regiões, a terra dos gauchos, as estancias e a região da pampas, o tango, musica popular símbolo dos subúrbios portenhos atraem milhares de turistas a procura de cultura e diversão.

Idioma da Argentina

O idioma oficial é o espanhol (ou castelhano, como os argentinos preferem chamá-lo), língua materna de 89% dos argentinos. Em Buenos Aires, adota formas do lunfardo, gíria do âmbito portenho. Algumas línguas indígenas também são faladas no interior do país, como o araucano, o guarani ou o quíchua. Existem também falantes de italiano (cerca de 1,6 milhão), árabe (1,1 milhão) e alemão (400 mil).

Gastronomia da Argentina

A Argentina possui influência européia e indígena na sua gastronomia, mas devido ao pampa que faz fronteira com o Uruguai e Brasil que tradicionaliza a pecuária como atividade econômica, vários pratos típicos são baseados na carne bovina e nos derivados do leite. Nos restaurantes portenhos, são comuns os bifes de chouriço (a picanha do Brasil), filé mignon, entrecorte e costela. Além dos variados queijos e doces de leite, são comuns os alfajores, chocolates e trufas. O suco de pomelo (tipo de laranja-lima), é muito comum e pode ser encontrado na forma de refrigerante gasoso. Na panificação, a media-luna (originariamente o croissant francês) é uma boa pedida para acompanhar o chá com leite, nos vários cafés e restaurantes do país.

Geografia da Argentina

Sua superfície total legal é de 3 745 247 km², dos quais 2 780 400 km² correspondem ao continente americano e 964 847 km² ao continente antártico. No entanto, fontes argentinas oficiais e extra-oficiais continuam considerando como territórios as Malvinas e ilhas adjacentes, elevando a superfície total para 3 761 274 km².

A Argentina é o oitavo maior país do mundo e o quarto maior da América (depois de Canadá, Estados Unidos da América e Brasil).

Os rios principais são o Paraguai, o Bermejo, o rio Colorado (Argentina)Colorado, o Uruguai e o maior de todos: o Paraná. Os dois últimos juntam-se antes de desaguar no oceano Atlântico, formando o estuário do Rio de la Plata. O clima argentino é em geral temperado, com os extremos a ir do subtropical a norte, ao árido/sub-antártico no extremo sul.

Clima na Argentina

A maior parte do país está na zona temperada sul. Existe também em algumas regiões os climas tropicais e subtropicais, áridos e frios, combinados devido a grandes variações de altitudes entre outros.

Capital: Buenos Aires
População: 38.4 (2003), 52.8 (2050)
Superfície: 2.736.690 km²




A Argentina é um país bastante montanhoso. O Pico de Aconcagua, com 6959 m de altura, é o ponto mais alto do continente americano.

Línguas e idiomas: A língua oficial espanhola, é falada por toda a população. Existem outras comunidades que são bilingues, falando estas as línguas portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Minoritariamente é falado o Yiddish do Oeste, pela comunidade Judaica (uma das maiores na diáspora da América do sul), e também as línguas nativas. De entre as 24 línguas nativas existentes, temos por ordem decrescente entre as mais faladas, o Quechua do sul da Bolívia, o Quichua de Santiago, o Araucano, o Guarani da Argentina do Oeste e o Quechua do Noroeste de Jujuy.

Taxa de literacia: 96.2% da população com idade de 15 anos ou superior sabe ler e escrever.

Religião: Entre 15% a 25% da população professa a religião católica de forma praticante, declarando-se católicos entre 85% a 92% da população. 2% são protestantes declarados, 2% são Judeus declarados e 4% professa outras religiões, incluindo ritos índios animistas.

Independência: Desde o dia 9 de Julho de 1816, libertando-se da conquista, ocupação e colonização de Espanha.

Constituição: Elaborada no ano de 1853 e adoptada em 1 de Maio de 1853. Foi revista várias vezes, sendo a última aprovada em 22 de Agosto de 1994.

Caracterização generalista do sistema legal: Baseado na lei civil europeia, e no sistema comum de direito europeu continental, com grandes influências de direito anglo-saxónico, nomeadamente na área penal dos Estados Unidos da América.

Tipo de governo: República Federal Presidencial desde 1853, com 23 Províncias Regionais (cada uma com Constituição própria, permitindo

Sufrágio: A partir dos 18 anos, sendo universal.

A Bandeira da Argentina consiste de uma tribanda de duas listas azul-celeste com uma lista branca a separá-las.

Na lista central encontra-se o emblema do sol, que, de acordo com a tradição, foi criado pelo General Belgrano antes da Batalha do Paraná, quando olhou para o céu.

O emblema solar é um ícone importante na Argentina e apareceu em anteriores versões da bandeira.

O símbolo é conhecido como Celeste, devido a cor azul de "um céu durante o dia nos ângulos normais de visada".

O Sol, com 32 raios, sendo 16 retos e 16 ondulantes, também representa o "Sol de Maio"

A Bandeira da Argentina se constitui de três faixas horizontais, sendo que duas são de cor azul celeste e a faixa central de cor branca. No centro desta há um sol dourado de 32 pontas que leva um rosto desenhado.

Existem várias explicações que justificam as cores da bandeira. A mais popular diz que ela foi inspirada nas cores do céu. Versões de historiadores afirmam que celeste-branco era a cor da família Bourbon que governava a Espanha na época e que por isso os revolucionários teriam começado a propagar o uso dessas cores como forma de despistar a atenção da metrópole em relação à iminente independência.

A bandeira argentina foi criada pelo general Manuel Belgrano em 1812, no lugar onde hoje está a cidade de Rosário. O dia da bandeira é comemorado na data de seu aniversário de morte (20 de junho).

A tradicional bandeira argentina foi criada pelo general Manuel Belgrano, um dos artífices da independência do país. Há duas correntes que explicam o porquê das cores: uma delas diz que Belgrano escolheu o azul-celeste e o branco por eles serem as cores da infantaria dos criollos (casta latino-americana da América Espanhola) que lutaram ao lado dos argentinos durante a Revolução de Maio, que tornou independentes Argentina e Uruguai; outra corrente afirma que as cores foram escolhidas da família real de Bourbon.

Já o sol no centro da bandeira é o Sol de Maio, que representa o deus inca do Sol, Inti. O sol, que tem dezesseis raios retos e dezesseis raios flamejantes e dentro do disco, um rosto humano.

O "maio" refere-se á já citada Revolução de Maio, que marcou o início da independência do Vice-reinado do Rio da Prata (que veio a se dividir em Argentina e Uruguai).

Literatura

A literatura argentina é uma das mais importantes entre as hispano-americanas. Sua riqueza baseia-se menos em grandes nomes -- apesar de Sarmiento, Borges e Cortázar serem universalmente conhecidos --, do que em sua estrutura interna. Assim como grande parte da América espanhola, a Argentina sempre manteve relações culturais muito intensas com a Europa, da qual acompanhou todas as correntes e tendências. Esse europeísmo, no entanto, foi historicamente contrabalançado por um forte regionalismo, numa dialética que conviveu com outra ainda mais acentuada: a rivalidade entre a capital cosmopolita e as províncias rurais. A esses contrastes a Argentina deve a diversidade de sua criação literária.

Nenhum comentário: